Thursday

November 6, 2025 Vol 19

Cantor e compositor Thiago Romaro transforma dor em arte no single “Lamento”

  • Melancólica e ao mesmo tempo atravessada por um fio de esperança, a faixa reflete sobre as transformações do mundo e a resistência que ainda pulsa através da música
  • A composição surgiu em uma tarde de fevereiro, enquanto o artista lia notícias sobre as guerras na Ucrânia e em Gaza, enquanto o carnaval ecoava pelas ruas

Assista ao clipe

Ouça o single

O cantor e compositor Thiago Romaro lança nesta sexta-feira (7 de novembro) o single e videoclipe “Lamento”, disponível em todas as plataformas digitais pela Marã Música. Melancólica e ao mesmo tempo atravessada por um fio de esperança, a faixa reflete sobre as transformações do mundo e a resistência que ainda pulsa através da música. 

Romaro conta que “‘Lamento’ é uma música triste, mas esperançosa”, e explica que ela nasceu de um sentimento de saudade do tempo em que formava sua primeira banda, nos anos 90, e acreditava que o futuro seria mais leve. “Ela é um tanto autobiográfica e faz referência ao meu eu adolescente montando a primeira banda num mundo que parecia próspero, democrático e sem guerras. Nos vendiam o fim da história e nós, ingênuos e jovens, acreditávamos. Passaram 20 anos e não foi bem assim. As notícias são de guerra, de fim do mundo global, escombros, genocídios, desinformação… Ainda assim podemos resistir, e cantar.”

Com sonoridade inspirada nas grandes baladas de protesto e na estética folk de artistas como Bob Dylan, “Lamento” nasceu no violão e cresceu com a força da palavra. Romaro explica que gosta de compor começando pela letra, que vai ganhando corpo junto com a melodia, e conta que desde o início já sabia o caminho que queria seguir nos arranjos: “Pensei em uma música com guitarra, baixo e bateria, com a aparência de um rock gravado nos tempos em que se cantava por paz.” Gravada no Estúdio Mínimo e produzida por Márcio Lugó, a faixa reúne Thiago na voz e violão, Lugó também no baixo, guitarras e synths, Arthur Kunz na bateria e percussões, e Malu Maria nos backing vocals. A sonoridade é orgânica e nostálgica, evocando o espírito de quem ainda acredita na potência da arte como forma de resistência.

A composição surgiu em uma tarde de fevereiro, enquanto o artista lia notícias sobre as guerras na Ucrânia e em Gaza, enquanto o carnaval ecoava pelas ruas. “Sentei no quintal de casa e bateu saudade do mundo que não foi, aquele que queríamos quando víamos festivais como o Live Aid, as quedas de muros e um mundo que prezava democracia e liberdade. Mesmo que fosse só no discurso, parecia que não. Desse clima saiu a letra de ‘Lamento’”, relembra.

A ideia do videoclipe, que chega pelo canal oficial de Thiago no YouTube, surgiu quase por acaso, quando o fotógrafo e diretor Thiago de Mello ouviu uma versão não finalizada da música e propôs gravar algo juntos. Romaro, que vive nos fundos de um antigo casarão na Vila Mariana, enxergou ali um cenário simbólico: “O mundo está mudando e não é só no macro. Vivo hoje nos fundos de um casarão com cara de mal-assombrado que, assim como o resto das casas do meu bairro, está vendido e vai virar prédio. Daí me veio essa ideia: gravar cenas aqui e também em escombros de casas demolidas, como referência às imagens de cidades sendo bombardeadas por aí.”

As gravações aconteceram de forma espontânea, quase documental. Um dos momentos mais marcantes foi quando de Mello ligou avisando que o antigo Pão de Açúcar da Pompéia havia sido demolido e o cenário estava perfeito para o clipe. “Dei um jeito e fui, porque provavelmente no dia seguinte já teriam colocado tapumes em volta. Não dava tempo de pedir permissão, e dificilmente concederiam a tempo. Então ficamos ali esperando do outro lado da rua e, assim que o último caminhão saiu da obra, entramos. O tempo estava sincronizado, precisávamos da luz do pôr do sol, e conseguimos gravar das 16h30 às 18h. Voltamos no dia seguinte, no mesmo esquema.” A segunda parte do vídeo foi filmada no casarão, com a atriz Dayana Pedrosa, moradora do local. “Queríamos cenas melancólicas, mas que lembrassem um carnaval possível apesar das circunstâncias, uma história de amor que resiste, sobrevive e quer seguir.”

O clipe foi realizado de forma totalmente independente, apenas com uma câmera, um drone e muita boa vontade. A simplicidade técnica reforça o sentido emocional da obra. “Estou bem ansioso pelo lançamento do clipe porque acho que ele deu cara pra música. Dos que tenho, ‘Lamento’ é o que mais revela o que eu quis dizer com a canção. Fico com a sensação de que a música fica mais forte com o clipe, e estou super querendo saber a opinião de quem assistir.”

Com estreia marcada para 7 de novembro, às 10h, o videoclipe de “Lamento” é, como define Romaro, um canto de esperança diante do caos, um lamento que não se cala, mas transforma a dor em arte.

Ficha técnica
Autor: Thiago Romaro
Produção: Márcio Lugó (Estúdio Mínimo)
Voz e violão: Thiago Romaro
Baixo, guitarras e synths: Márcio Lugó
Bateria e percussões: Arthur Kunz
Backing vocals: Malu Maria
Direção audiovisual: Thiago de Mello
Ator: Thiago Romaro
Atriz: Dayana Pedrosa

CONFIRA A LETRA DE “LAMENTO”:

Um dia eu sonhei em ser um rockstar

banda de garagem com os amigos do colegial

o mundo andava otimista

falavam do fim da história

eliminar a fome do mundo 

com os lucros de um grande festival

 

UUUU 

Quem sabe o dia nasceria mais azul

 

Passaram vinte anos e não foi bem assim

nações tão desunidas entretidas pela mídia social

mas vou comprar mais purpurina

dançar com a minha menina

o mundo tá em guerra 

mas a gente vai pra rua

chegou mais um carnaval

 

UUUU

Quem sabe o dia nasceria mais azul

 

UUUU

Quem sabe o dia nasceria mais azul

 

O mundo tá em guerra 

mas a gente vai pra rua

chegou mais um carnaval

 

UUUU

Quem sabe o dia nasceria mais azul

 

UUUU

Quem sabe o dia nasceria mais azul

 

E tudo bem, vou cantar

como é bom ter um instrumento

 

E tudo bem, vou cantar

como é bom ter um instrumento

 

Um dia eu sonhei em ser um rockstar.

 

Sobre Marã Música:

Empresa especializada em Marketing e Relações Públicas, dentro do mercado da música, fundada em janeiro de 2018 na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo. Idealizada e gerenciada por Henrique Roncoletta, vocalista e compositor da banda NDK, a Marã Música atua na conexão de artistas com marcas e empresas, além de atuar também na gestão de imagem, carreiras, projetos, produções artísticas e eventos culturais.

Links Marã Música

Site oficial

Facebook

Instagram 

YouTube

Vinícius Correia Ferreira