Thursday

November 6, 2025 Vol 19

Niteroiense realiza sonho de aprovação em universidade federal

Do Morro do Estado para sala de aula no curso de Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Essa é a nova forma de ver o mundo que a niteroiense Cauana Oliveira, de 20 anos, está tendo após se preparar dois anos para a tão sonhada aprovação no vestibular.

A mais nova caloura é uma mistura perfeita da doçura com a força de vontade de quem luta diariamente pela própria educação. No primeiro vestibular que prestou, em 2023, não conseguiu a aprovação e isso não foi motivo para a desistência. E foi no seu ambiente de trabalho, o Instituto Gingas, que conseguiu apoio para se fortalecer ainda mais para estudar através do projeto Yaya Massemba.

“Esse projeto é uma vertente do Instituto Gingas que, além de atuar com ações de acessibilidade, também promove a democratização da educação, reforçando o direito de todos ao aprendizado. A Cauana é um exemplo inspirador: uma jovem brilhante que, com muito esforço e dedicação, rompeu barreiras sociais, enfrentou preconceitos raciais e desafios relacionados à condição da mulher na sociedade”, pontuou o fundador do Gingas, David Bassous, conhecido como Mestre Bujão.

Após a notícia da aprovação, Cauana conta os minutos para início das aulas, em março, no campus Gragoatá. “Estou em choque e animada ao mesmo tempo. Sou a primeira pessoa da minha família a entrar na faculdade. Estou muito feliz e acredito que a educação muda a vida das pessoas”, explicou.

O presidente do Gingas, Breno Platais, detalhou o projeto Yaya Massemba, que apoia jovens das periferias que queiram ingressar na universidade com bolsas de estudo. “A Cauana é um talento e sua aprovação nos enche de orgulho e vontade de buscar novos parceiros para ampliar esse projeto, como aconteceu com os responsáveis do Pensi, que ajudaram com a bolsa para a Cauana”, finalizou.

Vinícius Correia Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *